Veículos não foram feitos para ficarem parados.
Conheça os cuidados necessários para ter com seu veículo nessa quarentena
Durante o isolamento decorrente da pandemia do novo coronavírus, muitos veículos estão parados, sofrendo danos pela falta de circulação. Separamos alguns cuidados que devem ser tomados durante esse período:
PNEUS e FREIOS– ultrapassar de 20% à 30% a calibragem usual do seu veículo, assim irá demorar um pouco mais para os pneus murcharem, e é possível evitar que os pneus sofram deformação. Já para os freios, caso a sua garagem seja plana, não é necessário acionar o freio de mão, assim não correrá riscos de as lonas do freio ficarem coladas aos tambores, após muito tempo do veículo parado.
LIMPEZA – tirar sempre a poeira do painel e o acúmulo de sujeira dos bancos. Para a limpeza externa utilizar sabão neutro e água, verificando que tenha tirado todo o sabão para não correr riscos de manchar a pintura.
PEÇAS – procure rodar com o seu veículo pelo menos uma vez por semana, durante 20 minutos. Assim terá menos desgaste de peças como mangueiras, líquido de arrefecimento, óleo e outras. Além de movimentar os pneus, minimizando os seus danos. O óleo do motor é favorecido com a movimentação do veículo, pois as altas temperaturas atingidas pelo motor ajudam a conter a degradação do óleo.
BATERIA – é o primeiro item que sofre por ficar parado, infelizmente não basta somente deixar o veículo ligado, precisamos movimentar o mesmo por pelo menos quinze minutos, para que a bateria se mantenha carregada e não descarregue com facilidade. Caso a bateria acabe não é possível dar partida no motor. Se o veículo ficar muito tempo parado, sem nenhum tipo de uso, os especialistas aconselham como ação preventiva desligar o cabo negativo da bateria, pois ajuda a manter a carga da bateria por um tempo maior, cessando todo o consumo dos sistemas eletrônicos. O período que a bateria segura a carga desta maneira varia de 10 a 30 dias, dependendo da condição da mesma. Infelizmente o tempo de vida útil da bateria é limitado, os cuidados durante a pandemia otimizam a sua durabilidade, porém não a perpetuam.
ABASTECIMENTO – a umidade é uma grande inimiga, é recomendável completar totalmente o tanque antes de deixá-lo parado por um longo período. O combustível não tem prazo de validade, porém é aconselhável utilizar em até 3 meses o combustível do último abastecimento. O diesel é o combustível mais sensível, já o etanol é o mais durável.
Quando for voltar a utilizar o seu veículo é recomendado fazer a calibragem dos pneus, por ter ficado um longo período parado. Caso o veículo fique parado por mais de seis meses é aconselhável fazer uma troca de óleo imediata. Se por acaso o veículo ficar parado por um ano ou mais, as correias do veículo podem ressecar ou até mesmo se degradar.
Bem simples né? Agora você conseguirá evitar problemas com o seu veículo durante o isolamento e após esse período.